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Estou causando um problema e ele também é MEU!

Em Maio eu estive presente no Gestão 4.0 e fui para lá para duas coisas:

  1. Validar uma nova modelagem do Rumo MKT;
  2. Encontrar novos parceiros para esse novo passo do Rumo MKT.

O investimento foi bem alto e não podia voltar para casa sem essas duas coisas resolvidas.

Pois bem, voltei e agora percebi que o que venho fazendo com todas os clientes que atendemos é causar mais PROBLEMAS do que criando SOLUÇÕES.

Vamos para o que nós pensávamos:

  • Como nossa empresa atua em criar estratégias para levar pessoas para uma loja (física e/ou on-line) bastava eu “apertar” o botão de marketing e pronto;
  • Que a venda precisava acontecer pois o que estava fazendo estava certo.

Analisando o que vivi, conversei, questionei e estudei desde que voltei do Gestão 4.0, é que algo está acontecendo dentro dos nossos clientes e que PRECISAMOS ajudar de alguma forma, nem que seja indicando um parceiro que possa resolver.

Hoje eu sei que temos nos especializado em conseguir, através do marketing, o alcance do público CERTO dos nossos clientes, mas isso tem causado alguns problemas.

Esses são alguns que tenho visto com frequência:

  • COMPROVAÇÃO : Quando começamos um trabalho de marketing, em resumo BEM SIMPLÓRIO, estudamos o cliente do nosso cliente e criamos ações para trazer a pessoa do FacebookInstagram e Google para um ponto de contato digital (WhatsApp normalmente).

Entretanto o que tem acontecido é que a pessoa vê um anúncio nessas plataformas e vai para a loja física. A comprovação da venda não acontece pois a jornada do cliente quem faz é o CLIENTE, mesmo tentando incentivar que ele vá para um lugar específico onde poderíamos contabilizar.

Então, quando nós perguntávamos do nosso cliente se as campanhas que criamos estavam dando resultado, a resposta era que nem tanto, mesmo com a loja física dando resultado.

Mostrar para o nosso cliente que existe a necessidade de análise GERAL do faturamento da loja e ESPECÍFICA do produto da campanha, É INDISPENSÁVEL!!

Outro problema: A pessoa que viu a campanha de uma calça no Instagram mas acaba comprando um sapato na loja. Entende o problema?

  • ESTOQUE : esse para mim é algo que tenho visto mais recentemente. Vamos para um caso real de um cliente nosso.

No último Dia das Mães, estudamos todo comportamento do que seria tendência para essa data, adaptamos as informações para o produto da empresa e criamos as campanhas.

Na semana da data, perguntamos diariamente como estavam as vendas e a resposta era a mesma a semana TODA…. “Estão baixas“.

Não entendendo o motivo, fomos até a loja por dois dias e começamos a contar quantas pessoas entravam e quantas compravam.

Com esses dois dados chegamos ao problema… taxa de conversão de vendas de 33%.

Para uma loja, essa taxa está MUITO BAIXA!! O aceitável é acima de 70%, no mínimo.

Quando paramos de ver o que as pessoas compravam e sim o que estavam buscando, vimos que não encontravam, por exemplo, o tamanho G. Perdendo assim a venda.

Fazer um pedido errado de produtos para o estoque (muitos produtos tamanho P e M), fez com que as vendas caíssem.

Como a empresa só olhava o FATURAMENTO, adivinha de quem era a culpa?

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A maturidade empresarial está associada aos indicadores que o empresário precisa olhar. Não podemos olhar simplesmente para faturamento como um valor absoluto! (Aprendi direitinho com o Bruno Nardon).

Agora, o que estamos fazendo é se unir com empresas que possam ajudar com esses gargalos, pois tem coisas que não fazemos!!

Nas próximas semanas começo um trabalho de desenvolver mais artigos para ajudar VOCÊ a dar o PRÓXIMO PASSO!

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Alguns links sobre o que falei:

Gestão 4.0 https://gestaoquatropontozero.com/

Bruno Nardon : https://www.instagram.com/bruno.nardon